sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Aquarela - Oque estou usando?

Hoje vou falar um pouquinho sobre materiais que estou usando nas minhas aquarelas.

Pedi Ganhei de aniversário da lindona da minha mãe o estojo de aquarelas Van Gogh da marca Talens.

Tia, porque você não comprou o Winsor e Newton?  Oraas, porque esse era mais bonito e o preço que achei estava muito parecido em ambos. Os dois são ótimos viu?

Bom, esse estojo foi um dilema na minha vida na semana passada.. a questão era o numero de cores e se valia a pena gastar tanto em um estojo mais caro, uma diferença em media de 80 a 100 reais. Conversei comigo mesmo e disse que não precisaria e eu mesma aceitei esse fato. O que mais me aborreceu foi a loja virtual que demorou UMA SEMANA pra despachar o pedido, a mesma alegava não ter em estoque...ameacei cancelar mas desisti. Depois enviaram o código de rastreio errado. Quase infartei =/

Comprei a loja virtual da Casa da Arte. Não desisti da compra por toda a atenção que me deram. Obrigada Talita por responder meus e-mail todos os dias kkkk.
Sim eu comprarei lá de novo.

Falarei das cores num próximo post.


No estojo temos um lindo pincel nº6, 12 cores hiper pigmentadas e um lindo gode que podemos tirar do estojo. Neste papel eu colei um selo que vem por cima das cores para referencia. O modelo do estojo antigo era mais bonito e com cara de rico..pronto falei.

Mas há diferença entre a Aquarela Van Gogh e a da Pentel? Sim, a diferença é muito grande e teremos post falando disso. Vocês vão enjoar de aquarela aqui!!



Ei, o que são esse potinhos ai embaixo?

Esses são antigos potinhos de guache Faber Castell que preciso comprar de novo! eu os guardava vazios porque sabia que seriam úteis!
Bom... da esquerda para a direita
Tinta PVA branca, para fazer detalhes, lascas de sabão de coco... sim isso mesmo e, mascara para aquarela 
Esses potinhos são de um ótimo tamanho e cabem no estojo.

Minha dica do dia é a relação entre o sabão e a mascara para aquarela que é um látex liquido que aplicamos no papel para proteger algumas áreas que não queremos colorir naquela hora.

E o sabão tia? Isso ai é uma dica preciosa, eu já estraguei pinceis quase morri de novo usando a mascara para artesanato nas minhas madeiras, ela seca muito rápido e pode grudar nos pelinhos, e entrar lá no fundo e as cerdas acabam não se unindo mais. Nas andanças pela internet eu li sobre mergulhar o pincel na água, ir para o sabão, lambuzar bem e ir direto para a mascara depois... fiz e deu super certo! Mesmo assim lave bem o pincel depois.

Deixo claro que sabão de coco foi a minha escolha, pode ser qualquer outro divirta-se! =D

Próximos itens:

Temos pote de patê, simmm ele tem uma boa tampa não faz bagunça!
Caneta gel, que da efeitos lindos por cima da aquarela
Porta Ovos da geladeira do irmão. Godet...sujinho sujinho par parecer que eu usei. Mentira rs
e em minhas mãos bala liquida e remédio de nariz. Um spray de alcool, que eu descobri que alem de deixar tudo limpinho da um efeito sensacional quando aplicado por cima da aquarela ainda úmida, e um potinho de água, onde posso pingar  gotas no meu gode para dar a transparência que eu quiser na tinta, parece bobagem mas na maioria da vezes uso pinceis pequenos eles não carregam tanta água, e a aquarela é pigmentada...vocês entenderam =D

Por fim, pinceis variados..

Velhos, novos, ruins e bons...todos dão seus efeitos...e ainda não tenho, mas, vou providencias uma escova de dentes para efeitos também.

Espero que não tenha sido inútil o post =D
Para dicas, sugestões, elogios e reclamações deixe um recadinho!!
Obrigada e até mais!

13 comentários:

  1. Débora, pede pra sua mãe pedir pra minha mãe me deixar ir brincar na sua casa? xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk RI alto!!
      Nane e turminha, vcs estão super convidadas a vir brincar minha casa!!! Só combinar!!

      Excluir
    2. Pra brincar aí tem que:
      1) a mãe deixar;
      2) quebrar o porquinho;
      3) contar todas as moedas de 25 centavos;
      4) ver se compra passagem (de preferência de avião);
      5) viajar!

      Hahahahaha!

      Excluir
    3. quebrar o porquinhooo kkkk coitado do meu... não me sobra nada com esses materiais que fazem o olhinhos brilharem...preciso de um emprego kkkk

      Venhaaaaaammm

      Excluir
  2. Tenho que vir aqui pra dizer que estou amando sua nova motivação pra escrever e experimentar, Débora!

    As coisas que você tem mostrado com aquarela estão demais! Uma mais linda que a outra. Estou super curiosa pra ler o que você tem a dizer sobre esse estojo, dicas de técnicas e mais!

    Manda ver! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muitooo feliz, muito mesmo...porque vcs não precisam dizer pra me agradar...dizem pq realmente gostam..e isso me motiva!

      Vou falar bastante sobre o estojo e fazer comparações porque eu não achei na net, não achei nem o nome das cores que vinham no estojo..nem no site do fabricante.... pode ser que eu tenha pulado algo, mas procurei! Acho informações validas pq não é um material que se compra todo dia.

      Só sei que me encontrei por enquanto, e cada pincelada é uma experiencia nova!

      obrigada por comentar!
      =D

      Excluir
    2. É isso mesmo Débora! A gente não fala nada só pra agradar. Quando tem alguma coisa estranha a gente diz, quando tá bonito a gente parabeniza, quando dá pra melhorar a gente aponta.... Tudo isso com objetivo de encorajar o progresso. \o/

      Assim como a Joyce, também fico admirada com seus testes com aquarela. Faz algum tempo que você não mexe com os marcadores né, acho que se encontrou na tinta aguada e ainda rola muita água desse rio! xD

      Mas assim, a dica que eu te dou no momento é: aproveita esse estojo de aquarela super irado para aperfeiçoar técnica. Muita gente sabe trabalhar com aquarela, e se você quiser trabalhar com isso também, precisa dominar a técnica até adquirir um diferencial - isto é, até ter "a marca da Débora". Em contrapartida, faça estudos com outras coisas também, um lápis de cor, os marcadores.... só para manter a forma. =)

      Estou bem curiosa para ouvir falar mais sobre esse estojo fantástico. Quem sabe, agora que a titia aqui tá trabalhando, Papai Noel não apareça mais cedo com um desses no meu aniversário?!

      Excluir
    3. Adoroo as dicas pra melhorar! <3 e os elogioss tbm claro!

      Vou seguir eu conselho, estou vendo e lendo muito a respeito de aquarela e cores, Esse estudo esta me ajudando com outros materiais tbm,,, ontem brinquei com canetinhas hidrocor...e o que tem de diferente nisso? Estou escolhendo a paleta bem melhor que antes.. e usando cores que contrastam... Hoje é dia dos Magic Colors...

      Outra coisa que preciso estudar muito é a pintura digital, outro dia fui tentar colorir um desenho e acabei desistindo, por que não conseguia de jeito nenhum fazer uma boa lineart.. vou ter q treinar todos os dias, e ler todas as dicas da Joyce e as suas de novo.

      Você esta trabalhando então deveria se dar um presente! rssr Sobre meu estojo eu não me arrependo, estou me dando bem com 12 cores que viram mil!,,,eu vou contar o motivo dele no post de hoje.
      =)

      Excluir
  3. Débora
    Estou babando horrores por esse estojo Van Gogh.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Débora!!! Socoooorro!! Cheguei no seu blog depois de uma busca alucinada pela net e pareço um náufrago que avistou um pedacinho de terra firme.. Rsrs Explico: fiz uma pintura com tinta acrilica ,numa placa de MDF , e empolgada com uma nova possibilidade de contornos mais precisos usei a caneta Signo Uniball Angelical branca e fiz mil e um arabescos sobre o desenho que é uma mandala. O trabalho tá lindo mas só quando terminei foi que me dei conta que ao passar o verniz acrílico poderia borrar tudo . Fiz o teste e nao deu outra! Por favor, você tem alguma sugestão de acabamento que eu possa usar sobre essa tinta branca que nao destrua todo o trabalho? Verniz spray talvez? Me ajude se puder, te agradeço e aproveito para te parabenizar pelo blog, estou lendo tudinho ...digerindo cada frase. Gosto do seu jeito espontâneo de expor suas experiências. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Wania! Primeiramente seja bem vinda no meu cantinho!

      Eu andei pintando umas madeirinhas também rs, usei tinta PVC..mas nunca utilizei a caneta branca por cima. Eu usava a tinta PCV branca mesmo...( se você der uma diluída bem de leve fica fininha e corre pelo desenho todo). Bom...o importante mesmo é saber se seu verniz é a base de água ou de solvente... para esse fim o certo é a base de agua, que vai manter nossa pintura intacta, porem eu não sei se isso é o suficiente para segurar a tinta da nossa caneta branca, que é a base de gel e serve para papel, onde é bem absorvida. O problema então seria o passar do pincel por cima dela, que pode ser resolvido com um spray...tenho quase certeza que deve segurar.

      Se você tentar me conta se deu certo? No momento estou sem nada aqui para fazer uns testes =(

      Fique a vontade para navegar pelas paginas do meu blog! Fico super feliz de você ter gostado do meu jeito rsrs
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Oi Débora! Bom dia! O problema de passar o verniz acrílico está exatamente no atrito da pincelada ou rolinho sobre o desenho com a caneta. Vou testar o verniz spray . Até cogitei realmente de cobrir com tinta branca ,mas seria um retrabalho exaustivo e de certa forma iria tirar um pouco a delicadeza do traço fino que consegui com a caneta. Mas já descobri que existem canetas com tinta à base de álcool e que suportam verniz depois de seca. Queria lhe mostrar esse trabalho, você tem perfis sociais ou um e-mail para onde eu possa mandar uma foto? Quero agradecer-te pela resposta simpática e dizer pra você continuar alimentando seu Blog sempre,para saciar a nossa fome...rsrsrs Um grande abraço e até o px comentário com o resultado dos testes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wania, meu e-mail é debora_fantini@msn.com e vou amar conhecer seu trabalho!

      Fiquei muito feliz que você voltou a comentar aqui, muitas pessoas esquecem de voltar e esquecem que muitas vezes também aguardamos respontas, sua simpatia também merece elogio e agradecimento.

      Vou continuar alimentando meu blog, não com tanta frequência por conta do tempo que tenho, mas, aguarde novidades =D

      Muito Obrigada pelo carinho!

      Excluir