sábado, 15 de fevereiro de 2014

Passo a Passo do seu próprio Sketchbook!

E ME SIGA NO INSTAGRAM @IMAGINEIILUSTREI

Essa receita é valida para todos os tamanho e pra muitos tipos de papel. Eu já fiz várioos até para dar de presente mas esse é o meu primeiro para aquarela <3

Por que fazer o seu próprio e não comprar um? Porque custa caro...pronto falei. rs E você pode personalizar da forma que quiser!

Este meu é no formato A6...para levar na bolsa. Faça do tamanho que for melhor pra você, eu já fiz no A5 e gostei bastante.

Vamos lá?

Materiais:
Tabua de corte
Papel Paraná, ou qualquer outro durinho. Você pode usar a contracapa dos bloco de papel de desenho também
Papel para acabamento, eu usei rosa...você pode usar ate Canson para desenho.
Tecido de sua preferencia...eu usei 100% algodão, resto dos meus trabalhos de Patchwork
Cola (sabe aquela do rotulo azul?)
Tesoura
Linha bem forte... aqui eu comprei como "linha de pipa! e não me engano é nº 10
Estilete
Lápis
Pincel
Regua
e Papel... como meu bloco é para aquarelas eu usei o próprio para esse fim. MENTIRA eu optei por usar o Canson de 200g... MAS PORQUE? porque eu não tenho acesso fácil a esse tipo de material, tudo depende da minha compra pela internet e o frete é mais caro que o papel, como estou no inicio resolvi ser muquirana e ó utilizar o de aquarela quando eu quiser fazer um trabalho maior e bem acabado. Eu já testei o de 200 g e para o que eu preciso no momento esta bom e vem vinte no bloco, enquanto o de aquarela vem 12... pode apedrejar rs

Chega de blá blá blá e mãos a obra.

Pegue sua folha escolhida e corte ao meio. Pode cortar no sentido que quiser viu? eu quis o meu assim.


Faça isso com todas e dobre ao meio. Use a régua para marcar bem a dobra e cuidado para não machucar o papel. Ele sofre rs

Peque seu papel, papelão ou sobra de bloco e corte alguns milímetros maior que sua folha aberta


 Utilize eu bloquinho dobrado para marcar a lombada e cortar. Nota: corte um pouco menor pois depois da costura ficar tudo mai juntinho... experiencia própria!!! Eu refis o meu depois que terminei tudo isso...sim sim, paciência. rs
O esquema fica assim


 Corte o tecido, como se fosse encapar um caderno. E por falar nisso você pode usar papel contact, hoje em dia temos opções otinas...ou também você pode fazer um desenho e utilizar contact cristal para encapar tudo =D
Passe cola em tudo. E NÃO ESQUEÇA DE PASSAR COLA no papel por baixo onde tem mais contato com o tecido, se não fica solto. Um detalhe é que se for utilizar tecido claro pinte o papelão de branco antes, se não fica feio.

 Deixe para economizar em outras coisas, menos na cola.. deixe tudo bem coladinho.
Recorte o papel do acabamento um pouco menor que sua capinha. Você pode colar agora, Mas pode colar depois.. já já eu explico.
Deixe secar! Enquanto isso vamos costurar papel.

Peque suas folhinhas e alinhe. alinhe bemmm.. quando achar que esta bem alinhado, alinhe de novo e prenda!
Com a régua messa onde será costurado. Eu usei 1,5 cm para fazer as marcações. É muito importante que depois de feito isso você não embaralhe as folhas, pois por poucos milímetros pode dar diferenças depois.


 Fure cuidadosamente com uma agulha folha por folha, furo por furo...vai te facilitar depois.


Bom... eu não sei explicar como fazer a costura, toda vez que faço preciso ir no Youtube assistir a videos explicando. Utilizei a costura Copta..vou deixar o link de alguns videos aqui..não é difícil, mas é complicado ate pegar o jeito...então  nessa hora mande as crianças tomar sorvete, ou no meu caso coloque a calopsita pra tomar um sol...nada pode atrapalhar.
Nota: Faça bem apertadinho mas tome cuidado para não cortar o papel.

Esse é otimo!

E ficou assim, fiz um arremate bem firme passando a agulha pelas linhas, algumas técnicas não ficam essas linhas, não tem problema, de um pelo nó e não corte tão próximo. 

Quando eu disse que não precisava colar o papel antes era para fazer esse acabamento aqui. Você podia colar a primeira e a ultima folha do seus sketchbook na capa e pronto. Fim... só que pra mim não. Eu alem de ter feito outra capa ....mudei o acabamento. Sou chata e ao cortar aquele tecido de poá eu perdi o efeito poá..as bolinhas ficaram retas e sem graça. FIZ OUTRO SIM.

Utilize esparadrapo para firmar as folhas..isso é importante e eu esqueci de falar nos materiais.

                                           

Cortei aquela folha rosa, um pouco maior de comprimento e cortei ao meio. Dobre uns 2 ou 3 centímetros. Esse pedacinho vc vai colar no eu papel...e o resto com cuidado vai colar na capa. Alinhe bem, Observe bem, teste sem cola antes e faça isso dos dois lados.



 Deixe secar bem...vc pode por algo pesado em cima, mas cuidado, se você não colocar uma folha entre a capa e as folhas internas ua capa poderá colar na sua primeira folha e não queremos isso...


 Não me aguentei, e com oetava fazendo um novo estudo...que falarei em outro post acabei gostando de um rascunho e ja aproveitei o caderninho novo <3

O que a gente não inventa não existe - Jorge Fernando 
Espero que eu tenha sido clara.
Qualquer duvida entre em contato, deixe um comentário, pesquise! Há muitas forma de economizar dinheiro fazer isso!
Até mais =D

8 comentários:

  1. Sempre tive vontade de fazer meu próprio caderno, mas tenho um pouco de preguiça. ^^"
    Tenho vontade de mesclar folhas de várias cores, gramaturas e texturas.

    A Nane já me deu dois sketchbooks que ela mesma fez, hehehe. Um eu usei todinho, o outro fiquei com muita dó e guardei depois de rabiscar a primeira página. ^^"

    Ficou ótimo seu passo a passo, Débora. Quando tiver mais tempo nas minhas mãos, acho que vou me aventurar e fazer o meu também!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Aiii eu tbm fiquei com vontade de mesclar varias folhas, acho que ainda faço isso mas, farei igual o skecthbook que eu uso pra rabiscar, comprei folha sulfite reciclada cortei no meio e mandei furar e por espiral.. de coloridão tenho o da tilibra..neon todo colors! rs

    Post fotos do seu sketchbook e do desenhos =D

    Obrigadaa, eu esgotei minha paciência fazendo isso, mas vai valer a pena! Quando fizer mostre pra gente!!!

    Bjãooo!

    ResponderExcluir
  3. Débora
    Acho o máximo isso. Confesso que também sinto uma baita preguiça de fazer...rs Até vejo uns videozinhos falando disso, mas não tive coragem.

    O máximo que posso fazer é comprar as folhas e mandar a gráfica cortar e encadernar..rs

    Parabéns!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tudo eu tenho que improvisar...rs Mandar pra gráfica é uma boa! Preciso de uma gráfica por perto...é difícil, aqui tudo que abre fecha, ainda bem que tenho boa cidade vizinhas.

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Como a Joy disse lá em cima, já me aventurei em fazer meus próprios sketchbooks, mas não ficaram tão bons assim. Sou muito ansiosa e preciso treinar mais a minha disciplina pra respeitar o "espere a cola secar".

    Olhando seu tutorial dá muita vontade de sair e comprar os materiais necessários, mas não sei se me animo fazer um sozinha. Talvez, quando a Joy estiver menos atarefada, possamos marcar de fazer nossos caderninhos juntas, daí dá até pra dividir as despesas com materiais em comum.

    Gostei muito do post, Débora! Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ou ansiosa...e a cola secar pra mim é um vida...confesso que não espero muito não kkkk

      Seria muitooo legal fazer com alguem! se vc fizerem não deixem de contar pra gente!!
      Eu só fiz mesmooo porque eu tava animada, mas o que eu maiiiiss uso é meu A5 de sulfite furado e encadernado com espiral mesmooo... 200 folhas e rabisco e ranco pagina semm dó rs

      Obrigada por comentar Nanizete =D

      Excluir
    2. Quase fui na rua hoje comprar material pra fazer... mas consegui conter minha afobação. Tenho que pelo menos completar os que já tenho antes de me aventurar em um novo. Pode deixar que quando eu fizer, vou postar no Cappuccino.

      "Nanizete"? XD *ri alto*

      Excluir