sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Professora, posso usar caneta?

E ME SIGA NO INSTAGRAM @IMAGINEIILUSTREI

Me lembro quando a professora deixou usar caneta pela primeira vez no caderninho, também me lembro do estojo com caneta coloridas... do Paraguai claro rs...e da minha primeira caneta gel, era roxa =)

Um belo dia me deparei com um post muito legal da artista Juliana Rabelo (clique aqui e veja o post dela) , e a partir dai fiquei com vontade de utilizar canetas esferográficas nos meus desenhos.

O problema é que eu tinha preguiça de pesquisar mais, de ir atras de canetas coloridas, tava até com preguiça de desenhar ...éééé. Só que ai surgiu uma oportunidade de compra pela net e acabei colocando junto no carrinho 2 conjuntos de canetas coloridas, uma Bic com 4 cores e outra Paper Mate com 8.. 7 cores. Fiquei de olho no rastreio dos correios o tempo todo.

Até que chegaram.
Quem me acompanha no Instagram, ja estava por dentro.
acompanhe a fotos =)



Essa Bic de corpo amarelo é muitooo gostosa, tem a ponta fininha!
As do kit, coloridas, são mais grossas, mas eu amei tanto que fui na papelaria pegar uma preta e uma vermelha!
Cores bem fortes!



 Vem 8 canetas na embalagem, mas uma é repetida... no pacotinho já diz que são 7 cores sortidas =D

Também são pigmentadas e muito macias.



Depois disso fui me arriscar a colorir e rabiscar!
Eu queria tannnto colorir que resolvi imprimir algo pronto pra testar. A pequena seria da Disney foi a escolhida!

Aqui eu ja estava a ponto de jogar tudo fora, ma resolvi terminar.

e não me arrependi!
Direto no sketchbook, sem dó nem piedade e lápis.
doodle
esses ficam no trabalho, do lado do meu computador =D
E é isso ai! O que eu achei? Um ótimo exercício, pois não da pra voltar atras no risco...e podemos também inventar algo novo com o erro cometido!

E ai, ficou com vontade de sair loucamente procurando um caneta por ai?
Até a próxima! =D

13 comentários:

  1. Adorei o post *--*
    Fiquei com muita vontade de sair por aí colorindo desenhos com caneta ^^
    Que cores você usou pra pintar a pele da pequena sereia?
    Beijão :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kaee!!
      Desenhar com caneta é viciante! Porque voce fica com vontade de fazer mais certinho da proxima vez...e assim vai pegando pratica.

      Para fazer o tom de pele eu usei a caneta laranja, no começo achei que não fosse dar certo, mas deu... fui fazendo ricos mais espaçados...e pra dar o volume fiz mais juntinho

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Era exatamente disso que eu tava falando! Rabiscar com caneta é difícil, mas libertador, porque uma hora você começa a perceber onde tem que por as linhas pra coisa acontecer, enquanto que com o lápis, você apaga o rascunho todo e começa e recomeça, tipo, quinhentas vezes. Não sei vocês, mas eu sou assim. XD

    É por isso que quero um sketchbook só pra esferográfica e pegar umas canetas também pra brincar. Primeiro preta, depois ir adicionando cores aos poucos pra ver como me desenvolver.

    Cara, achei que você mandou SUPER bem na pintura da pequena sereia. E deu pra ver como a escolha dos tipos de riscos e hachuras funcionou, mesmo você tendo usado umas cores que podem parecer absurdas pra pele, tipo laranja! Hahehaeheah.

    Amei tudo, da Ariel até os rabiscos do teu sketchbook! Obrigada pela dica, e espero poder ver mais rabiscos seus dessa linha! :)

    Amanhã vou ver se vou no shops com meu irmão assistir às Tartarugas Ninja, e aproveitarei pra dar uma esticadinha na Americanas, ver o que eles tem de material escolar por lá, hehehe. Me deseje sorte! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assim também, apago muitas vezes o lápis...não penso antes de fazer o traço, faço uma bagunça e depois tenho que passa tudo a limpo. Queria melhorar nesses aspecto!

      Acho que desenhos a canetas são marcante, pelo fato de não ter volta e ser algo simples de achar.

      Entãoo, a tom de pele eu andei pesquisando e não achei uma caneta nesse tom, ate lembro de ter tido uma bic de rosa bem claro... ate que vi nos kits de outros artistas a caneta laranja, ai comecei minha sereia e quase joguei tudo fora...mas depois fui adicionando mais riscos e dando volume...o laranja e o branco casaram... e fiquei bem feliz!

      Os rabiscos soltos com coisas que apareciam na minha cabeça são os mais gostosos de fazer!

      Se for no shops e achar algo legal me avisa! E mostre seus trabalhos tbm!! Eu acho que na americanas tem simm!! =D

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Lembro que uma vez caí na besteira de copiar o dever com canetas coloridas. Na época, a gente podia usar caneta pra copiar do quadro, mas apenas azul ou preto. Eu resolvi usar umas 12 cores diferentes pra deixar meu caderno bonito. A professora viu e me mandou passar tudo a limpo. Mais de 10 páginas... Eu tinha uns 9 anos e lembro que fiquei muito zangada nesse dia. Acabei nem usando mais as canetas, e elas secaram todas. =T

    Gostei demais dos seus estudos, Débora! As hachuras da Ariel ficaram o máximo, você leva o maior jeito pra coisa. Paper Mate é uma série muito boa de canetas, você acertou em cheio no investimento. \o/

    Muito bacana seu post!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...tinha dessa na 4 série, caneta azul ou preta e a vermelha era a professora que usava nas correções né...mas passar a impo foi sacanageeem hein Nane! Também queria meu caderno bonitinho, mas só ficava no começo do ano (caderno novoo, faço isso com meus steckbooks rsrs), depois ficava de qualquer jeito rsrs

      Obrigada Nane...eu quero continuar os rabiscos com caneta, ate mesmo alguns estudos personagens, pra ver se eu me educo e faço menos bagunça dos meus desenhos. Também gosto da Paper Mate, me lembro que tinha umas que a ponta e tinta eram iguais as Stabillo, custavam caro...e nunca mais vi.

      Obrigada por comentar!!
      Bjão!

      Excluir
  4. Toda vez que visito o blog é uma delícia.
    Estou aqui mergulhada e arramada na preguiça e só tenho acompanhado algumas coisas pelo instagram, mas nem sempre....rs,rs,rs No máximo posto alguma foto lá...rs Que feio, Silvia!!!

    Débora, estou literalmente BA-BAN-DO no seu desenho. Achei a coisa mais linda do mundo. Já vi alguns trabalhos feito com caneta também, mas nunca me atrevi, aliás, nem me passou pela Caixola (oi Joyce..rs).

    Realmente as meninas tem razão. O trabalho com hachuras ficou incrível e você acertou em cheio na escolha dos tipos de riscos. Laranja??? Nunca pensei nisso...hahahah Vivendo e aprendendo.

    Eu também adoro os trabalhos da Juliana Rabelo, me inspiram muito. Vi alguns trabalhos dela com caneta e fiquei impressionada. Pelo que tenho visto ela tem se permitido mais.

    Débora, PLEASE!!!! Faça mais desses trabalhos lindos.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvinha delicia é ver que vocês gostam dos meu trabalho... fico tão feliz!
      Você merece um pouco de preguicinha e descanso viu? rs

      Que bom que você gostou... os trabalhos com caneta tbm me impressionam....mas eu ficava ssó observandoo...ate que deu uma vontadeee enorme de tentar e deu no que deu!

      Realmente a Juliana Rabelo esta e permitindo mais...adoro a delicadeza que ela passa nas ilustrações...

      E pode deixar que ja estou preparando maiss!!
      Obrigada por comentar, obrigada por visitar =D

      Excluir
  5. Que legal esse post Débora. Só de ler, dá vontade de comprar um kit da Stabillo com muitas cores, só para testar esse tipo de técnica.

    ResponderExcluir
  6. Noooossa, comprei ontem um saco de canetas rssss e acho este post hoje! a primeira vez que me toquei do "poder da caneta" eu tinha uns 10 anos e um feriadão na fazenda pela frente... com chuva e um mundo de adultos jogando buraco. E umas cinco folhas de papel + uma bic preta... quis nem saber. Acho que desenhei casa, curral hahaha. Deve ter ficado bom pq a dona da fazenda emoldurou e tudo! Depois foi buscando textura de jeans em um croqui de estudo de uniforme... Sentei rachura sobre o jeans desenhado com mescla de giz de cera e lápis aquarela. Acabei com a caneta né (a cera entrou no ball), mas ficou um jeans de tirar o fôlego.
    Arrebentou no colorismo da Ariel! Faz mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Que experienciaria maravilhosa!! Deve ter ficado uma gracinha tudo emoldurado!
      Que bacana você ter deixado um comentário aqui, já faz um tempo que não escrevo nesse blog! Estou em outro endereço agora www.imagineilustrei.com.br

      Obrigada por gostar e comentar <3

      Excluir
    2. Oi Carla! Que experienciaria maravilhosa!! Deve ter ficado uma gracinha tudo emoldurado!
      Que bacana você ter deixado um comentário aqui, já faz um tempo que não escrevo nesse blog! Estou em outro endereço agora www.imagineilustrei.com.br

      Obrigada por gostar e comentar <3

      Excluir
    3. Oi Carla! Que experienciaria maravilhosa!! Deve ter ficado uma gracinha tudo emoldurado!
      Que bacana você ter deixado um comentário aqui, já faz um tempo que não escrevo nesse blog! Estou em outro endereço agora www.imagineilustrei.com.br

      Obrigada por gostar e comentar <3

      Excluir