sábado, 11 de outubro de 2014

Penas caligráficas - Faça você mesmo!

E ME SIGA NO INSTAGRAM @IMAGINEIILUSTREI

Navegando pela internet, pesquisando preços de penas para caligrafias, vendo se achava algo muito, muito muitíssimo em conta, acabei achando um flickr bem bacana, que ensina como fazer a sua própria pena! Do tamanho que você quiser! Obaaaaa! E claro vou dividir com vocs nesse post curtinho!~

O flickr é do professor Volnei Matté, eu não vou postar o passo a passo, que se encontra detalhado  << AQUI >> , mas vou dar minhas dicas e considerações.

Quando descobri o link eu queria fazer as penas imediatamente, mas o unico material que eu tinha disponível era uma latinha de alumínio (da pra fazer com plastico rígido também, como tampa de achocolatado em pó, mas não fiz).

Bom segui o passo a passo, porem o alumínio da latinha é muito flexível, e fino, apesar de funcionar leal não durou muito... logo a pontinha se dividiu em dois e me deu um sustinho kkkk. Talvez alguém que faça com mais capricho consiga melhor resultado. Infelizmente a cabeça dura aqui jogou a pena fora antes de tirar uma foto.

Por minha sorte eu trabalho numa empresa de cartonagem que imprimi seu trabalho em uma offset...então consegui uma chapa...paraaaa minhaaa alegria!!



A chapa de offset é firme, mas da para cortar com tesoura, utilize uma que já não esteja muito boa, porque pode correr o risco de estragar.

Eu não tenho serra aqui, utilizei um estilete..deu certo, fiz apenas um furinho.... e cuidado com os dedos! Ahh e quando fiz com latinha utilizei a pontinha afiada do compasso para fazer o furinho

Eu cortei a pena maior como mostra a imagem, porem cortar retinha fez o mesmo efeito.


O Legal é que podemos fazer do tamanho que quiser, as minhas são de 0,3 mm, 0,5 mm e 0,7 mm.

Você pode imprimir fontes da internet, ir olhando e praticando. 

Fiquei muito feliz por achar nankin colorido aqui na minha cidade.... juro que jamais imaginei isso! rs

Se vocês virem algo torto ou fora de linha, relaxe você não precisa de óculos... não é tão fácil.


Eu tenho penas de ponta fininha, que comprei pela internet...mas queria muito essas achatadas para fazer outro tipo de trabalho, confesso que quebrou meu galho e meu bolso agradece.
E você vai fazer também?

Obrigada por passar por aqui! Até a próxima!

9 comentários:

  1. Puxa, que legal, Débora! Eu acho que já comentei com vocês, mas repito: admiro muito quem vai com a cara e a coragem, e põe a mão na massa pra fazer essas coisas. Quando eu vi você compartilhando aobre essa opção de pena feita em casa, logo quus fazer algumas também e experimentar, mas só de pensar que não tenho todos os materiais e de ouvir você falando que a latinha nao dura muito, desanimei um pouco.

    Mas você está de parabéns pela iniciativa e eu fico muito grata por ter compartilhado conosco, assim, mesmo que eu não faça isso agora pelo menos conheço alguma alternativa! :D

    Continua praticando que a melhora aparece! As primeiras letras são sempre meio estranhas. As minhas estão estranhas até hoje! Hahahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Achei uma alternativa bacana ($$$) pra quem não pode comprar e pra quem não tem acesso a esse tipo de material... Quanto a latinha eu fiquei super feliz porque é fácil de encontrar e eu tinha na hora, é rápido de fazer...mas ela quebra fácil, principalmente depois da lixadinha. Vou testar com plastico e te falo como fica. o Bacana é que da pra fazer vários tamanhos.

      Vou continuar praticando! E pesquisando..é uma terapia!!
      To aqui morrendo de curiosidade pra ver seus estudos! rs

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Olá, gostei muito do post, sempre achei o trabalho de caligrafia muito legal, apesar de nunca ter me aventurado nesta área, realmente deu vontade de fazer a pena, parabéns e espero ver muito trabalhos seus por aqui.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Dali, que bom que gostou! Se fizer a pena não deixe de compartilhar!
      Não deixe de companhar os próximos post!
      Obrigada por comentar!

      Excluir
    2. Olá Debora, assim que fizer compartilho aqui para vocês, e com certeza estarei sempre acompanhado, por aqui estou aprendendo muito coisa bacana e cada dia me inspirando mais e mais.

      Grande abraço

      Excluir
  3. Nossa Débora, fiquei pasmo!

    O tutorial é super simples e pelo que vi, o resultado é o mesmo de se utilizar as penas profissionais. Vou guardar esse post para colocar na fila das coisas que preciso fazer. (kkk) Infelizmente, por enquanto fica só na vontade..... Estava olhando no Senac um curso de caligrafia artística, é dividido em dois módulos, básico e avançado, mas desanimei por falta de tempo.

    Agora, quanto ao seu teste, sinceramente, ficou ótimo. E caligrafia é igual a desenhar, quanto mais se pratica melhor fica. (Vixe, até rimou. kkkk) Tudo é questão de prática, muita prática.

    No Behance, um dos ilustradores que sigo é o Pellisco, ele faz lettering de um jeito bem interessante, confere só: https://www.behance.net/gallery/16861729/Lettering

    Vou ficar aguardando seus testes de lettering.

    Até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mateus estou muito feliz de te ver por aqui com frequência! =)

      É bem simples mesmo! Não imagina a minha felicidade ao achar esta alternativa ($$$)
      O resultado realmente parece como as penas profissionais, - pena - eu não ter uma deste tipo para fazer a comparação... =/ Se chegar a fazer as penas me avise, mande e-mail, compartilhe! =DD

      Acho que se eu tivesse oportunidade de fazer um cursinho de caligrafia eu agarraria com unhas e dentes! Acho tão lindo *___* ( se tivesse tempo também rsrs)

      Vou dar uma olhada neste link que você me passou! Adoro quando compartilham algo comigo, obrigada!

      As vezes posto algumas coisinhas no instagram... não deixe de acompanhar!
      Obrigada por mais um comentário!
      Até mais!

      Excluir
  4. Bom dia!

    Te recomendei para a TAG Descobrindo novos BLOG's, depois dá uma conferida.

    http://www.mateuscena.com.br/2016/03/tag-descobrindo-novos-blogs.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!

    Sei que essa postagem é antiga, mas achei bem interessante, já que comprei umas canetas caligráficas, estava fazendo uma pesquisa e acabei caindo aqui no seu blog, achei bem bacana a proposta, o resultado parece bem satisfatório, provavelmente vou tentar fazer também.

    ResponderExcluir