domingo, 28 de setembro de 2014

MDC #6 Sepiatember!

E ME SIGA NO INSTAGRAM @IMAGINEIILUSTREI

Eu amei o nome e a ideia do MDC do mês de Setembro! Tudo em sépia!
Quem me segue no Instagram já viu uma previa!

Confesso que não sei se fiz 100 correto... dei uma pesquisada, olhei alguns artistas...estudei algumas cores...tentei criar um tom de sépia em aquarela, mas no final a inspiração bateu dentro de uma loja de roupas! (que vende alguns artigos para presente)

Eis a causadora da inspiração para o desenho. Uma caixa-livro. Amor a primeira vista, vindo de um amor antigo. PARIS. (um dia eu chego lá)

Não consegui capturar a lateral linda que a faz parecer um livro.


A principio ia somente fazer a paisagem, mas durante as minhas andanças por blogs achei algumas referencias de poses, salvei e imprimi...e já foi para minha pasta de referencias (faço um post sobre ela qualquer dia. Achei que tinha tudo pra dar certo a combinação e comecei os trabalhos.


Meu papel é de cor creme, já falo sobre ele =(
Eu estava pensando em usar a aquarela, ate estudei cores como já disse antes, porem a uns dias atras eu comprei papel vergê para experimentar, achei a cor bonita e a textura boa...e ignorei o aviso de que eram folhas para impressão a laser ou a jato de tinta. Aquarela não. NÃO. NÃO.

Parti para o lápis de cor que se comportou maravilhosamente bem! fiz o contorno do desenho todo e as listras do vestido da mocinha... ele praticamente comeu meu lápis rsrs. Para adicionar mais cor eu usei pastel seco...gostei muito!

Adicionei uma frase qualquer só para não ficar faltando alguma coisa.
e tive a brilhante ideia de fazer splashs de aquarela... me ferrei . Não saiu como eu queria, o papel absorveu rapidamente a gota que não se espalhou...e de repente vi uma enorme mancha perto do cabelo da mocinha e eu não tinha fotografado ainda! Lembrei das minhas tintas PVA, tinha uma clarinha....passei o dedo nela e fui direto na mancha... consegui cobrir, ufa.... fiz mais umas manchinhas e salvei meu desenho, eu acho. kkkk

Tradução: A vida se dá pra quem se deu.
Material usado:
Farei mais testes com esse papel.

Espero que tenham gostado!
Qualquer duvida, sugestão ou reclamação é só usar os comentários!
Ate Mais!!

11 comentários:

  1. Ah, caramba, eu amei! :D
    A composição ficou bastante charmosa, e a moça combinou muito com estilo de Paris. :)
    O legal é que a sua peça de inspiração já tem um estilo vintage, que também já usa e abusa dos tons sépia, né?

    Eu também pintei com aquarela e, assim como você, não consegui chegar no tom certo. :P Até a quarta-feira devo postar meu resultado, e aí vocês podem ver por conta própria.

    Sobre o papel, eu acho que papel pra impressão jato de tinta deve ser bom pra aquarela, não? Afinal ambas as técnicas são úmidas...

    Sei lá, fiquei divagando sobre isso. :P

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa peça de decoração veio a calhar! rs
      Então...esse tom sépia me deu trabalho e com aquarela não cheguei a um resultado interessante, sinal que ainda não desisti... dá um estudo interessante. ( vontade de comprar ecoline nesse tom)

      Sobre o papel.... quanto mais longe ele ficar da aquarela melhor, ela sugou a tinta, não deixou nem a bichinha dar um suspiro. Mas eu pensava como você rs
      Ah..mas amei pra lapis de cor! Farei mais testes!

      Vou correndo no seu blog, porque ja vi sua postagem!!
      Obrigada por comentar!
      Bjãoo

      Excluir
  2. O desenho ficou muito bonito.

    As manchas no fundo, que efeito legal e os traços da garota, doce, igual aos desenhos franceses.

    O tom de sépia foi uma escolha fantástica.

    Só uma perguntinha, o que é MDC? Li diversas postagens suas com essa sigla e estou "panguando".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mateus!!!
      Que bom que gostou da minha ilustração!

      Bom, o MDC (Monthly Drawing Challenge, ou Desafio Mensal de Desenho) é um evento virtual ...onde trocamos experiencias e qualquer um pode participar! é escolhido um tema e temos o prazo de uma mês para finalizar. Da um olhadinha no link http://mdc-brasil.deviantart.com/ e fique a vontade para participar!

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Agradeço sua atenção e paciência Débora (kkk).

      Acabei conversando com a Joyce sobre isso e ela me explicou como funciona. Quem sabe consigo participar do próximo MDC também. (kkk) Adoro ver as postagens que você, a Nane, a Joyce e a Sílvia fazem. Estou sempre aprendendo uma coisa nova ou descobrindo uma nova forma de utilizar algo que já tenho. Principalmente quando vocês misturam as técnicas ou utilizam coisas como caneta esferográfica para desenhar, acho fantástico.

      Esses dias estou um pouco sem tempo para atualizar o blog, mas o de vocês estou sempre visitando.

      Valeu.

      Excluir
    3. Mateus seria muitooo legal ter você participando do MDC!
      Quem bom saber que você gosta das nossas lambanças rsrs

      Obrigada por todas as visitas =)

      Excluir
  3. Ei Débora!
    Nossa, que interessante seu estudo pro MDC deste mês. Eu vi a postagem ontem, mas como era tarde da noite, preferi deixar quando estivesse mais lúcida, tipo agora. rs Se bem que depois do almoço não é bem uma hora de tanta lucideeeez assim... enfim, você entendeu.

    Acho que cada vez mais o pessoal envolvido no MDC está conseguindo resultados legais nos estudos. Mesmo que às vezes a coisa não dê lá muito certo, o importante é sempre mostrar as coisas, o processo, afinal, também aprendemos com o que dá errado. rs

    No seu caso, não deu nada errado! Kkkkkk
    A indicação na embalagem do papel vergê não invalida o uso para outras coisas, né... é só uma "indicação" de uso, nada mais. Seria preocupante ler um "não use aquarela", aí sim. rs Bom, adoro o jeito que você trabalha as manchas de tinta para equilibrar a composição (e quando eu falo mancha, é manchaaaaa mesmo, pigo de tinta escorrendo, acho lindo)!

    Estou no finalzinho do meu estudo, pretendo postar até quarta. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nane...vi seu comentário ontem muito noite quando tive tempo...e também resolvi responder lúcida. Meu Deus eu estava babando de sono kkkkk (Depois do almoço = imprestável para trabalhar, mas lucida para descontrair rs)

      Concordo com você, mesmo que os resultados não sejam lá como imaginamos serve de muito para quem faz e para quem observa! ( e muitas vezes da vontade de largar tudo e ir tentar a técnica do colega kkk)

      No meu caso quase perdi tudo... rs mas com um pouco de criatividade da pra salvar (ctrl+z seria bom kkk)
      Eu acho que poderia ter um "Lembrete: não vale aquarela" kkkk Amei pra lápis de cor, a textura é fina e segura muito as cores! farei mais testes...você ja fez algum trabalho com este papel??

      Você falou das manchas...eu também gosto, e vejo muitoooos artistas que pintam e jogam manchas por cima, é tão tão aquarela <3 As vezes o desenho é feito só de contornos e umas baitas manchas.. ai ai (suspiros)

      Aguardo seu estudo!!!
      Obrigada por comentar! Beijos!

      Excluir
    2. Ei Débora... tô grogue de novo, então se eu comer alguma letra, ignore.
      Aquele meu sketchbook caseiro foi feito todo com papel vergê dentro (o cor de salmão grelhado, lembra?). Consigo usar tudo nele, de lápis de cor à marcador à base de álcool. <3

      Meu estudo já foi pro Cappuccino. Aguardo suas considerações.
      Bjoooos! o/

      Excluir
    3. Nane... mas sera que tem diferença entre entre o vergê comum e o próprio para impressora?
      Eu vou testar com os marcadores =)
      Sei que pra lápis de cor..amei amei amei! Imagino com os lapis profissa!

      Excluir
  4. Definitivamente você é uma menina muito prendade...hahahahah Amo artes, mas não sei se teria coragem pra fazer tudo isso.

    Adorei o processo e com certeza deve ter inspirado muita gente. Volto pra contar se um dia eu fizer...rs

    beijinhos

    ResponderExcluir